Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jovem é preso por matar passarinho



Policiais militares do 2° Batalhão prenderam Francisco Gurgel de Souza, 24 anos, que foi flagrado em via pública de posse de uma espingarda de pressão e um passarinho da espécie “Bem Te Vi”.

O flagrante aconteceu na Vila Santa Cecília, localizado na BR 364. E acordo com informações o rapaz estaria em um matagal próximo a Vila “caçando” passarinhos e estaria com centenas de munições.

Ele foi preso e encaminhado a Delegacia Central de Flagrantes – DEFLA da 1ª Regional, juntamente com o corpo do animal e arma usada para abatê-lo.

fonte:http://www.ecosdanoticia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12530:jovem-e-preso-por-matar-passarinho&catid=1:acre-policia&Itemid=8&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Gravações mostram milícia do RJ negociando armas com traficantes

Grupo vendia fuzis e munição para tráfico do Alemão.
Operação prendeu dois vereadores de Duque de Caxias.
Do RJTV

O grupo de milicianos preso na manhã desta terça-feira (21) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, negociava armas com traficantes do Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, no subúrbio do Rio. A operação, que visa cumprir 34 mandados de prisão já prendeu 20 pessoas. Entre elas, dois vereadores, policiais militares, ex-PMs, um sargento do Exército e um fuzileiro naval.

“Fui no Complexo do Alemão. Aí eu fui, mas não deu certo, para pegar um dinheiro lá. O dono de lá não estava”, diz um homem numa das gravações feitas pela polícia com autorização da Justiça. Em outro trecho, o suspeito fala sobre a venda de armas na região: “É o dono mesmo do tráfico. A polícia vendeu munição e fuzil”. As vozes, segundo a polícia, são de integrantes da quadrilha.

“Estávamos acompanhando um volume enorme de homicídios na região. O Ministério Público já tinha percebido essa articulação na área e começamos uma investigação”, contou o delegado da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco), que afirma que esta não foi a primeira vez que a polícia vê indícios de uma parceria criminosa em traficantes e milicianos.

Organização da quadrilha
Segundo a polícia, a quadrilha é chefiada por um dos vereadores presos. Ele estava em casa, quando os agentes chegaram. O filho dele, um policial militar recém-formado, também foi preso no local.

Em Gramacho, também em Caxias, os agentes na casa de outro filho do vereador, também preso na ação. De acordo com as investigações, o outro político também tinha posição de chefia na organização criminosa, que, de acordo com a polícia, é a milícia mais antiga da região e atua em oito bairros da cidade.

Além da venda de armas, o grupo é acusado de homicídios, torturas, ameaças, exploração de moradores e de sinais clandestinos de internet e TV a cabo. Os acusados negam os crimes. “É muito comum que eles não confessem. São pessoas bem instruídas, policiais, parlamentares...”, explica o delegado Alexandre Capote, que também participou da ação.

fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/12/gravacoes-mostram-milicia-do-rj-negociando-armas-com-traficantes.html

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Acre realiza primeiro transplante de rim a partir de um doador falecido

Portal Amazônia com informações do Página 20


RIO BRANCO - O primeiro transplante de rim a partir de um doador falecido aconteceu em Rio Brancona Unidade de Nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre na última quinta-feira (16). Dois pacientes receberam os novos rins.

As cirurgias foram um sucesso e os pacientes já estão na enfermaria da Unidade de Nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre. O Acre é o segundo Estado da região Norte a realizar transplantes de rim a partir de um doador falecido. O primeiro foi o Pará.

A equipe que participou do transplante, formada pelos médicos Técio Genzine, Suzuki e Ednaldo, além de outros profissionais, se prepara há 3 anos.

Tanto o doador falecido quanto os receptores são acreanos. Foram beneficiados com os rins dois jovens, de 21 e 27 anos. As cirurgias duraram em média 2h30.

Segundo a médica Luciene Oliveira, atualmente o Acre tem lista de espera de cerca de 20 pacientes. Além de acreanos,a lista também conta com peruanos e rondonienses.

Sobre os transplantes

Os transplantes de rim começaram no Acre em 2006, mas foram paralisados em 2008. Eles foram retomados apenas em 2010. Até agora dez transplantes já foram realizados entre pacientes e doadores vivos. A média de transplantes é de dois pacientes por mês. Em 2011, o número deve passar para quatro.

A notícia do transplante inédito aumentou ainda mais a esperança dos pacientes que esperam a oportunidade de ter um novo rim.“Não é só gratificante para os pacientes e familiares, mas para nós profissionais também que estamos fazendo um trabalho tão importante”, conta a médica Luciene Oliveira. (NS)

fonte:http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=116931

domingo, 19 de dezembro de 2010

TSE homologa referendo que altera fuso horário no Acre

Martina Cavalcanti
brasil@eband.com.br


Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram nesta terça-feira homologar o referendo realizado no Acre, em que os eleitores optaram por ter duas horas a menos que Brasília.

Em questionamento feito durante o segundo turno destas eleições, o referendo perguntou aos acreanos: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu Estado?"

Ao todo, 56,87% dos eleitores escolheram a opção “não”, o que corresponde a 184.478 votos. Já a opção “sim” recebeu 43,13%, equivalente a 139.891 votos. Foram registrados ainda 0,37% de votos brancos (1.241 votos); 3,07% de votos nulos (10.311 votos). Houve abstenção de 28,61%.

Além de confirmar o resultado, os ministros também decidiram hoje que a definição de procedimentos na mudança do fuso não cabe ao TSE

Referendo

A proposta de alteração no fuso horário que resultou na Lei 11.662/2008 foi apresentada pelo senador Tião Viana (PT-AC), eleito no primeiro turno das Eleições 2010 para governar o Acre.

Após a lei, o Acre passou a ter menos quatro horas em relação ao fuso horário de Greenwich e uma hora a menos do horário de Brasília. Com a vitória do "não" no referendo, a lei deverá ser revogada e o horário voltará a ser como antes: duas horas a menos que Brasília.


Redação: Martina Cavalcanti

fonte:http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=100000379115

Felipe França leva ouro na prova dos 50 m peito do Mundial de Dubai


Nadador brasileiro superou o recordista mundial na prova disputada neste domingoFelipe França foi o campeão da prova dos 50 m peito do Mundial em Piscina Curta, de 25 metros, em Dubai, Emirados Árabes, com 25s95, à frente do sul-africano Cameron van der Burgh (recordista mundial em piscina olímpica, de 50 metros, com 26s67), e que neste domingo (19) fez 26s03.

Com o ouro do atleta, o Brasil subiu para o quinto lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, que são seguidos por Rússia, Espanha e China.

Felipe disse que está por volta de 80% de sua capacidade e que quando estiver 100% “humildemente, não vai ter prá ninguém”.

Depois, no pódio, se ajoelhou emocionado durante a execução do hino brasileiro, assim como o técnico Arílson Silva, que mantém um trabalho exclusivo com peitistas no Pinheiros, e que também é da comissão técnica da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

O nadador brasileiro, que foi prata no Mundial de Roma-2009 (em piscina olímpica, de 50 metros), já chegou à final deste domingo (19), com o melhor tempo das semifinais (26s22), superando Van der Burgh,com 26s31.

fonte :http://esportes.r7.com/esportes-olimpicos/noticias/felipe-franca-leva-ouro-na-prova-dos-50-m-peito-do-mundial-de-dubai-20101219.html

Policial morre após confusão em ônibus na avenida Salgado Filho



Um patrulhamento de rotina da Polícia Militar na avenida Salgado Filho acabou em tragédia na noite deste sábado (18). Após abordarem um suspeito dentro de um ônibus, dois PM's foram alvejados com disparos de pistola e um deles, o soldado Márcio Costa, morreu. O homem abordado pelos policiais também foi atingido e não resistiu aos ferimentos.O tenente Alex Araújo conta que os PM’s realizavam um patrulhamento de rotina, e quando passavam na viatura próximo ao IFRN, foram chamados pelo motorista da linha 33 A. Ele pediu aos policiais que intervissem em uma confusão que ocorria no ônibus. Um homem atordoado, que o tenente acredita que estava sob efeito de álcool ou drogas, causava tumulto no transporte.Havia três policiais na viatura. O sargento Emanuel Flor e o soldado Márcio Costa foram até o ônibus para tentar conter a confusão. Eles teriam pedido para que o tal homem descesse do coletivo para ser abordado. O acusado se negou e então os dois PM’s entraram no veículo para tentar retira-lo.Os três entraram em luta corporal, e o suspeito derrubou os dois policiais no chão. Depois disso, ele conseguiu pegar a arma de um dos PM’s, e disparou contra eles. O soldado Fábio Gabriel, que havia ficado na viatura, atirou contra o homem, derrubando-o no chão.As vítimas foram socorridas pelo SAMU, mas apenas o sargento Emanuel Flor conseguiu sobreviver. O soldado Márcio Costa e o homem que provocou a confusão, ainda não identificado, morreram no local. Por Rafael Barbosa, especial para o DIARIODENATAL.COM.BR

fonte: http://ocarinhadanet.blogspot.com/2010/12/policial-morre-apos-confusao-em-onibus.html

PM baleado na cabeça morre no Metropolitano

O policial militar Jairo Correa Rodrigues, 39 anos, morreu na tarde deste sábado (18), no Hospital Metropolitano. Ele foi atingido por um tiro na cabeça quando estava em uma viatura na última sexta-feria (10). O autor do disparo seria o criminoso conhecido como "Nego Bala". Segundo o laudo de óbito, o policial faleceu às 16h15.

Jairo, e seu companheiro de viatura Natalino da Silva, estavam atendendo ao pedido de uma vítima que tinha acabado de ter a bicicleta roubada no bairro da Cremação, em Belém, quando se depararam com os suspeitos e resolveram fazer a abordagem.

Como eram apenas dois policiais, “Nego Bala” saiu correndo e foi seguido pelo cabo Jairo, que foi surpreendido por três disparos. Um dos tiros atingiu a cabeça do policial, que ficou caído. Foi levado ao Pronto-Socorro do Guamá e depois transferido ao Hospital Metropolitano, onde se encontra em estado grave. Segundo companheiros do policial, lotados na 4ª ZPol, na Cremação, o cabo Jairo perdeu massa encefálica com o tiro.

(Brunno Gustavo, DOL)

fonte: http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-122693-PM+BALEADO+NA+CABECA+MORRE+NO+METROPOLITANO.html

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Major Rocha convida todos os militares e seus familiares para participarem da diplomação


Meus irmãos de farda, estamos vivendo um momento impar na história das corporações militares acreanas. Gostaria, mais uma vez, de agradecer a confiança depositada em mim através do voto livre e consciente. Já tive a oportunidade de dizer, em diversas ocasiões, que essa vitória não é só minha. Ela é de cada Policial, de cada Bombeiro Militar que agora tem um representante legitimamente eleito no parlamento estadual. Nós mostramos para o Acre que juntos somos fortes. Precisamos continuar unidos para enfrentar e vencer os desafios que estão por vir. Com esse intuito quero convidar todos os militares e familiares para prestigiarem a nossa diplomação como Deputada Estadual, que terá local no Teatro Plácido de Castro, no dia 17 de dezembro, às 19:30hs. Vamos mostrar nossa força e a nossa união mais uma vez, vamos lotar o Teatrão e comemorar essa vitória juntos.
Local: Teatro Plácido de Castro (Teatrão)
Dara: 17/12 (Sexta-Feira)
Horário: 19:30hs.

fonte: http://a4demaio.blogspot.com/2010/12/major-rocha-convida-todos-os-militares.html

PEC-300: PMs e bombeiros reivindicam melhores salários no Rio


No dia em que acontece a diplomação dos senadores e deputados eleitos no Rio de Janeiro, agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros aproveitam para manifestar sua insatisfação com os salários pagos à classe.

O protesto conta com menos de 50 pessoas, que, com medo de retaliação, evitam participar do movimento, conforme afirmou ao SRZD um coronel da Polícia Militar, que encabeça a ação. Ele porta uma carta, que será entregue ao governador Sérgio Cabral, com o pedido formalizado pela PEC-300, que visa alcançar o aumento salarial dos oficiais e melhores condições de trabalho. Ainda segundo o coronel, o Rio de Janeiro é o estado onde a remuneração é mais baixa, e também o local onde tem menos participação dos policiais em manifestações.

Agentes carregam faixas e cartazes com o pedido pela PEC-300, e a passeata ainda conta com a presença dos bonecos "Fome" e "Miséria".

A passeata segue acontecendo nas ruas do Centro do Rio, aguardando a chegada das autoridades para a diplomação, que acontece no Theatro Municipal.


fonte: http://blogdocabojulio.blogspot.com/

Sargento da PM é baleado e morre durante treinamento no DF

O sargento Silva Barros, da Polícia Militar do Distrito Federal, foi baleado na quinta-feira (16) quando participava de um treinamento de rotina no 4º Batalhão no Guará 2, cidade próxima a Brasília. Ele recebeu um tiro nas costas de outro policial que também participava do treinamento. O sargento chegou a ser socorrido no Hospital do Guará, mas não resistiu ferimento.
O grupo de PMs participava de uma instrução de abordagem no chão molhado no pátio do batalhão. Segundo a Polícia Militar, o treinamento é repetido sempre antes da tropa sair para as ruas.
No momento do disparo, 19 policiais estavam em fila, comandados por um oficial e cumpriam ordem para tirar a munição das armas, que eram pistolas ponto 40. O funcionário de uma empresa próxima gravou o momento em que o sargento atingido está caído perto do carro. Ele é carregado pelos colegas para dentro da viatura. Um dos policiais gesticula desolado parecendo apressar a saída do carro.
O sargento tinha 47 anos, 20 como policial, e deixou três filhos. Ele e o colega de quem teria partido o disparo trabalhavam juntos na mesma viatura havia três anos.
O chefe do departamento operacional da PM, o coronel Carlos Alberto Teixeira Pinto, explicou como o exercício teria ocorrido. “O policial estava retirando as munições de sua arma, porque todas as instruções são feitas dessa forma. E os policiais, o que foi atingido e o que atirou, estavam lado a lado e por algum motivo a bala entrou na parte de trás do seu corpo e transfixou até o coração”, explica.
Ele informou que o policial envolvido está há 14 anos na corporação sem qualquer queixa profissional. Ele foi afastado das funções para acompanhamento psicológico e investigação pela corregedoria.
“As testemunhas estão sendo ouvidas, e o próprio autor se apresentou espontaneamente para prestar depoimentos. Todos os depoimentos serão confrontados e ao final o resultado será submetido a apreciação do poder judiciário a quem cabe julgar o procedimento adotado na hora pelo policial”, completa.
Fonte: http://blogdocabojulio.blogspot.com/

Polícia do Rio encontra passagem subterrânea em casa na Mangueira Operação tinha o objetivo de cumprir 30 mandados de prisão.


Durante operação que aconteceu no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, para cumprir 30 mandados de prisão, a polícia localizou em uma casa, uma passagem subterrânea que era usada como fuga pelos criminosos.

De acordo com agentes da Polícia Civil, a passagem subterrânea ficava na cozinha de uma residência no alto do morro. O espaço tinha 30 metros por 1 metro de altura, o que permitiria a circulação de até duas pessoas. A passagem dava acesso a outra casa na comunidade.

Cerca de cem homens procuraram traficantes, entre eles, foragidos do Conjunto de Favelas do Alemão, também na Zona Norte.

Onze presos e um menor detido
Na chegada à comunidade houve uma rápida troca de tiros. Os agentes contaram com o apoio de dois helicópteros. De acordo com a polícia, onze suspeitos foram presos, entre eles está a mulher de um traficante, que é suspeita de ter dado cobertura para a fuga do marido, e um homem que seria braço direito do traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar. Ele foi preso num dos acessos do Morro do Telégrafo, quando tentava fugir da operação.

Um menor também foi detido. Segundo a polícia, ele estava com uma submetralhadora e foi baleado na troca de tiros. O menor foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro.

Na ação, foram apreendidos 10 kg de cocaína, armas e um radiotransmissor.

Agentes da Polinter, com o apoio de várias delegacias especializadas, como Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), participaram da ação.

Policiais do 4º BPM (São Cristóvão) deram apoio à operação, fazendo o patrulhamento nas ruas próximas e nos acessos à Mangueira.

Preso na noite de quinta-feira
Na noite de quinta-feira (16), policiais do 3º BPM (Méier) prenderam um suspeito de tráfico durante uma ronda de rotina na Avenida Marechal Rondon, em São Francisco Xavier, no subúrbio do Rio, próximo do Morro da Mangueira. Segundo a polícia, o suspeito é um traficante foragido do presídio Edgar Costa, onde cumpre 28 anos de prisão por tráfico de drogas. Ele é primo do traficante Fu da Mineira, que cumpre pena num presídio federal.

Segundo a polícia, após a prisão do primo, ele assumiu o controle dos pontos de venda de drogas do Morro do Zinco, no Estácio, na Zona Norte do Rio. Mas depois teria sido enviado pela quadrilha para atuar no tráfico do Morro da Mangueira, que é controlado por Alexander Mendes da Silva, o Polegar.

O traficante Polegar é da mesma facção criminosa que dominava os pontos de venda de drogas no conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Durante a ocupação da comunidade, no dia 28 de novembro, policiais encontraram uma casa de três andares, com piscina, banheira de hidromassagem, TVs de plasma, móveis e eletrodomésticos novos, que segundo eles, seria ocupada por Polegar.

fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/12/policia-do-rio-encontra-passagem-subterranea-em-casa-na-mangueira.html