Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Acre realiza primeiro transplante de rim a partir de um doador falecido

Portal Amazônia com informações do Página 20


RIO BRANCO - O primeiro transplante de rim a partir de um doador falecido aconteceu em Rio Brancona Unidade de Nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre na última quinta-feira (16). Dois pacientes receberam os novos rins.

As cirurgias foram um sucesso e os pacientes já estão na enfermaria da Unidade de Nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre. O Acre é o segundo Estado da região Norte a realizar transplantes de rim a partir de um doador falecido. O primeiro foi o Pará.

A equipe que participou do transplante, formada pelos médicos Técio Genzine, Suzuki e Ednaldo, além de outros profissionais, se prepara há 3 anos.

Tanto o doador falecido quanto os receptores são acreanos. Foram beneficiados com os rins dois jovens, de 21 e 27 anos. As cirurgias duraram em média 2h30.

Segundo a médica Luciene Oliveira, atualmente o Acre tem lista de espera de cerca de 20 pacientes. Além de acreanos,a lista também conta com peruanos e rondonienses.

Sobre os transplantes

Os transplantes de rim começaram no Acre em 2006, mas foram paralisados em 2008. Eles foram retomados apenas em 2010. Até agora dez transplantes já foram realizados entre pacientes e doadores vivos. A média de transplantes é de dois pacientes por mês. Em 2011, o número deve passar para quatro.

A notícia do transplante inédito aumentou ainda mais a esperança dos pacientes que esperam a oportunidade de ter um novo rim.“Não é só gratificante para os pacientes e familiares, mas para nós profissionais também que estamos fazendo um trabalho tão importante”, conta a médica Luciene Oliveira. (NS)

fonte:http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=116931

Nenhum comentário:

Postar um comentário