Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AC: desabrigados chegam a 2.866; governador visita famílias

Já são 2.866 pessoas desabrigadas em toda a capital



O número de pessoas desabrigadas em Rio Branco (AC) subiu para 2.866 nesta sexta-feira em função da cheia do rio Acre. Ontem, a cidade decretou situação de emergência. Às 9h de hoje, de acordo com a secretaria de Comunicação do Estado, o nível do rio estava em 16,56 m. A cota de transbordamento é de 14 m.

O governador Tião Viana(PT) suspendeu os 15 dias de férias que tirou com a família e retornou ao Acre nesta quinta-feira para acompanhar de perto a situação das famílias. "Este é um momento de dificuldade social grande, os rios acreanos estão em fúria. Há um esforço do governo e da prefeitura, equipes que têm feito um trabalho de dedicação máxima, todos tentando ajudar, muitos voluntários. O resultado é a manifestação das pessoas em reconhecer que há uma preocupação com elas. Sabemos que essa situação vai durar alguns dias e precisamos enfrentá-la", afirmou o governador.

As famílias desabrigadas estão sendo levadas para o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, que conta com posto médico, serviço de água, boxes com tomada de energia, recreação infantil e alimentação fornecida pelo governo.

O Ministério da Defesa e a Secretaria de Segurança Nacional estão enviando cinco barracas com capacidade para 170 pessoas cada uma. O Exército também colocou sua estrutura à disposição da prefeitura e do governo do Estado.

A Defesa Civil tem 420 pessoas trabalhando em 70 equipes para auxiliar na retirada dos atingidos pela enchente. O representante da Defesa Civil municipal, Gilvan Vasconcelos, relatou que a situação é difícil. "No Taquari, por exemplo, o bairro está praticamente debaixo d'água e a retirada das famílias precisa ser feita exclusivamente por barcos, o que aumenta o tempo de espera das pessoas. Estamos buscando todos os meios possíveis para atender as famílias", disse.

A maior enchente já registrada em Rio Branco aconteceu em 1997, quando o rio atingiu 17,66 m, permanecendo por 52 dias acima da cota de alerta. Ano passado, em abril, o maior nível registrado pelo rio Acre foi de 16,16 m.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5618708-EI8139,00-AC+n+de+desabrigados+em+enchente+sobe+governador+visita+familias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário