Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aumenta a confusão na Terceirona

Quando todos pensavam que a confusão que se tornou a série C, estava chegando ao fim, eis que surge mais um capítulo para tumultuar a já tumultuada competição. O presidente do Rio Branco/AC, Natal Xavier, decidiu voltar atrás na decisão de tirar as ações do time na Justiça Comum e com isso, o campeonato segue paralisado. O desejo do mandatário do clube acreano era de aceitar a eliminação da sua agremiação, mas, que o seu time não fosse rebaixado para a série D do Brasileiro. Mas, como a equipe foi eliminada por ter entrado na justiça comum, o que é proibido pela Confederação Brasileira de Futebol, seus pontos não valeriam e com isso, ficaria na última posição do seu grupo na primeira fase e cairia para a quarta divisão.

Flávio Araújo prepara a equipe para o jogo contra o CRB

Para piorar ainda mais a situação, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu acatar o pedido do Campinense/PB para anular a partida entre CRB e Fortaleza, ainda na primeira fase da competição, que acabou 4x0 para os cearense, o que acabou rebaixando os paraibanos para a série D, por causa do saldo de gols. O julgamento está marcado para o dia três de novembro. O Pleno do STJD que vai julgar o caso, que pode rebaixar o tricolor do Pici.

Prejudicado com as incertezas que rodam a série C, já que viajou para o Acre e não jogou, o América apenas espera pelo final de todo esse problema. "O que a gente quer é que saia logo a definição para que o América jogue neste final de semana. Nossa preocupação é passar para o elenco o que é definitivo. O clube teve alguns prejuízos mas a nossa preocupação maior é que tenhamos logo uma definição. Os beneficiados são o CRB e a Luverdense que chega conhecendo a situação dos adversário, mas agora é momento de superação", disse Ricardo Bezerra, vice-presidente de futebol alvirrubro.

Caso o Rio Branco desista, o Luverdense/MT entraria na competição e os jogos poderiam ser realizados já nesse final de semana. Agora, se a equipe acreano continuar com as ações, a paralisação da série C por durar mais três semanas, prazo que o desembargador Ricardo Couto, da Sétima Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, deu para julgar o caso.

O técnico alvirrubro, Flávio Araújo, se mostrou insatisfeito com as incertezas da competição, mas, já está conversando com os atletas da importância do jogo contra o CRB, caso seja realizado no próximo domingo. "Com o Luverdense entrando na disputa, nosso time voltaria a ter apenas um ponto conquistado e isso é ruim. Já passei para os jogadores que é bastante importante irmos para Maceió e buscar a vitória. Só isso que nos importa, nesse momento", afirmou Araújo.

Joinville vence clássico e confirma bom momento

Já classificado para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2012, o Joinville deu mais um presente para a sua torcida neste domingo. Encarando a Chapecoense, o time conseguiu uma bela virada, vencendo por 3 a 2 e marcando o gol da vitória aos 41 minutos do segundo tempo, por intermédio de Lima. Antes, Ronaldo Capixaba, de pênalti, havia aberto o placar para os donos da casa aos 18 minutos do primeiro tempo. Nove minutos depois, Neném empatou para o time de Chapecó. No segundo tempo, Kleber Goiano, aos 14, colocou os visitantes à frente, mas não por muito tempo, Aos 22, Pedro Paulo igualou novamente o marcador. Quatro minutos antes do encerramento do tempo regulamentar, Lima recebeu na área e chutou forte para coroar a marca de 100 jogos pelo clube.

Com o resultado, o JEC chegou a 13 pontos, e se aproxima da primeira colocação, já que precisa apenas de um empate contra o Ipatinga (segundo colocado com nove, mas com um jogo a menos), na última rodada, para liderar a chave e disputar a grande final do torneio.

PAYSANDU
A paralisação do Grupo E da Série C, decidida na última sexta-feira pela CBF, desagradou ao novo técnico do Paysandu, Andrade. "É muito ruim uma paralisação nesse momento ao Paysandu. Parar agora não é interessante ao clube, apesar de que eu posso ter mais tempo para conhecer o grupo", explicou. Já o meia-atacante Robinho vê um lado positivo na parada. Para o atleta, um tempo sem jogos é interessante, já que propiciará ao treinador conhecer melhor o plantel bicolor, apesar de reconhecer que o time perderá ritmo de jogo.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/aumenta-a-confusao-na-terceirona/200403

Rio Branco alega ‘cansaço jurídico’ e desiste de fase final da Série C

RIO BRANCO – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não oficializou, mas o Rio Branco não disputa mais o Campeonato Brasileiro da Série C. Após reunião na sede do governo do Acre na última terça-feira, o presidente do Estrelão do Norte, Natal Xavier, juntamente com políticos do Estado, se reuniram, alegaram cansaço jurídico e deixaram para tentar o acesso à Série B do Brasileiro apenas na próxima temporada.


O mandatário do Rio Branco lembra que agora o clube tem que cumprir com suas obrigações e em seguida já começar a planejar o será feito para o Campeonato Acreano de 2012. Ele lembra que quando o próximo presidente assumir, o clube estará disputando a Copa do Brasil e num campeonato de boa visibilidade.


“A reunião com governador Tião Viana foi importante porque o Estado sempre foi um parceiro do Rio Branco. A situação ficou muito desgastante e agora é honrar os compromissos para deixar o Rio Branco. Mudei a realidade do futebol do Rio Branco com maiores e investimentos e espero que o próximo presidente possa ter o mesmo arrojo”, finalizou.


O Rio Branco toma esta atitude cinco dias após a Justiça determinar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que a fase final do Campeonato Brasileiro da Série C fosse paralisada. A decisão voltou a bagunçar a tabela do campeonato, que não teve no final de semana o confronto entre Rio Branco e América-RN, inicialmente marcado para sábado, às 19 horas.


A decisão na última sexta-feira não excluía o Rio Branco da Série C, como também não os colocava na disputa da fase final. Agora, com a desistência, cabe a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definir se o campeonato seguirá com um clube a menos, ou o Luverdense estará novamente brigando para conquistar o acesso à Série B do Brasileiro da próxima temporada.

Fonte: http://imirante.globo.com/esporte/noticias/2011/10/26/pagina289211.shtml

sábado, 22 de outubro de 2011

Acre vence Torneiro Internacional de Escolas de Futebol no Peru

Times acreanos ganharam nas categorias mirim e infantil e foram recebidos por Tião Viana



Se o Brasil é o país do futebol, o Acre tem revelado craques da bola e oferecido ao esporte. Quarenta meninos que, além de gostar do esporte, acreditam nos sonhos que tecem, conquistaram para o estado o 1º Torneio Internacional de Escola de Futebol Brasil/Peru. A disputa final aconteceu em Puerto Maldonado, no país vizinho, e os jogadores acreanos venceram nas categorias mirim (sub-13) e infantil (sub-15).

Os jogadores foram recebidos pelo governador Tião Viana, que apoiou a participação dos times na disputa internacional. “Sonhem, que a gente quer abrir oportunidades para vocês. Pensem grande, pensem como a águia. Vamos começar a construção de um centro de treinamento com alojamento para os atletas dos municípios terem condições de vir treinar. Construam um mundo novo, que nós estamos prontos para ajudar. Estou muito orgulhoso de vocês”, disse o governador.

Sobre o centro de treinamento, Tião Viana informou que ele começará a ser construído no início do próximo ano e terá seis campos profissionais. “Esse é um projeto audacioso que dará suporte a todas as escolinhas de futebol. O trabalho que vocês fazem vem ao encontro do nosso. Também temos o projeto de trabalhar escolinhas populares, nos bairros, e teremos três experiências piloto em Rio Branco: na Baixada do Sol, na Estação Experimental e no Segundo Distrito. O futebol é uma paixão nacional e o Acre não vai ficar de fora desse cenário”, disse o secretário de Esporte, Mauro de Deus.

Os meninos foram treinados pelo professor Ilimani Suarez, que agradeceu ao governo do Estado por todo o apoio prestado, que possibilitou a participação dos times na competição. O treinador entregou uma placa em homenagem e reconhecimento ao governador Tião Viana, em nome da Escolinha de Futebol Vasco da Gama. “O trabalho do professor Ilimani nem sempre gera craques no futebol, mas com certeza gera craques na cidadania, e isso também é esporte. Ele tem dedicado a vida dele ao esporte, ao treinamento desses meninos”, comentou o secretário de Comunicação, Leonildo Rosas.

Cláudia Malveira é mãe de três garotos, três jogadores de futebol. Um deles, com 14 anos, Mateus Hassen, está no Fluminense. Júnior Hassen, de 15 anos, disputou o torneio internacional. “É emocionante ver os sonhos dos meninos, a dedicação deles e todas as vitórias. O esporte dá muitos resultados positivos e fico feliz ao ver o governo do Estado apoiando e investindo no futebol”, disse.

Mateus Conceição é o goleiro da categoria sub-15. Com o troféu na mão, ele não esconde o orgulho. “É bom demais participar de competições assim. Melhor ainda é praticar esporte, porque a gente aproveita o tempo e não se envolve com o que não deve, não se mete com drogas nem a roubar. É algo que todo mundo tem que ter a oportunidade de fazer”, disse.

O futebol acreano tem formado bons craques e está exportando jogadores. É o caso de Galo, com 22 anos, que hoje joga no Braga, de Portugal, um dos três grandes times portugueses. Weverton, 23, é goleiro da Portuguesa, time da série B do Campeonato Brasileiro, classificado para a Série A. Ele foi considerado o melhor goleiro da série B e começou a fazer escolinha de futebol com o professor Ilimani aos 12 anos.

Fonte:http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17223&Itemid=26

Bagunça Total! Tribunal do Rio manda CBF paralisar Grupo E da Série C

Agora, competição só terá andamento, após decisão da justiça

Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) - A bagunça que havia no futebol brasileiro até cerca de 15 anos atrás com a farra dos clubes usarem a Justiça Comum para paralisar campeonatos, está de volta pela mãos do Rio Branco-AC. Depois de ser eliminado da Série C na última semana por ter se utilizado da Justiça Comum do Acre para mandar seus jogos no interditado estádio Arena da Floresta, o Rio Branco voltou a ingressar na Justiça Comum e conseguiu voltar à competição, que está na segunda e decisiva fase.

Mas na noite desta sexta-feira, em nova decisão da Justiça Comum, o Grupo "E" da Série C está suspensa até decisão definitiva da Justiça, ou se a vaga é do Rio Branco ou do Luverdense-MT. Não há previsão para esta decisão judicial.

Mais duelos jurídicos
A nova decisão ainda cabe recurso, podendo o Superior Tribunal de Justiça e até o Supremo Tribunal Federal a mudarem a decisão da noite desta sexta-feira, o deixa o futebol em situação vulnerável. Tudo isto graças ao Rio Branco do Acre que está agindo da mesma forma política que agiam dirigentes que usavam o futebol para dividendos eleitorais entre os anos 1960/1980. é uma triste volta ao passado.

Assim, o jogo entre o Rio Branco contra o América-RN, marcado para domingo, em Rio Branco-AC, já foi cancelado pela CBF. A medida foi tomada pelo dirigente Virgilio Elísio, baiano que é Diretor de Competições da entidade, e muito respeitado por sua seriedade. Após receber um FAX do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro comunicando-o da decisão, ele não titubeou e cancelou o jogo no Acre.

Todas estas informações são exclusivas do Portal Futebol Interior e somente poderão ser utilizadas por veículos conveniados ou com a expressa citação da fonte.

Entendendo o caso
Graças a uma decisão liminar do Juízo da 4ª Vara Cível do Forum Regional de Jacarepaguá - Comarca do Rio de Janeiro, o Rio Branco conseguiu voltar à Série C. Foi uma ação de nulidade proposta contra a Confederação Brasileira de Futebol e contra o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O time do Acre está sendo representado pelo advogado carioca Tiago Coelho Amaro.

Mas a CBF respondeu a esta ação e apresentou recurso ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contra a decisão da 4ª Vara Cível e Jacarepaguá. E, na noite desta sexta-feira, o Desembargador Ricardo Couto de Castro da 7ª Câmara de Direito Civel, entendeu que a CBF está certa e, em um Agravo de Instrumento, determinou a paralisão da Série C, pelo menos os jogos do Grupo E.

Na decisão do Desembargador Ricardo Couto, proferida na noite desta sexta-feira, ele não exclui o Rio Branco e nem coloca o Rio Branco na segunda fase da Série C, mas manda paralisar o Grupo "E" enquanto não houver decisão definitiva se a vaga nesta segunda fases é do Rio Branco-AC, através de subterfúgios jurídicos, ou do Luverdense-MT, conquistada dentro da legalidade e dentro de campo.

Caso o Rio Branco permaneça na competição será aberto um precedente de proporções negativas infinitas, já que qualquer clube poderá ir para a Justiça Comum sem que haja punição.

Fonte: http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/brasileiro-serie_c-2011/198783+Bagunca_Total_Tribunal_do_Rio_manda_CBF_paralisar_Grupo_E_da_Serie_C

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CBF acata liminares que recolocam Rio Branco na Série C

Agora, jogos do CRB em Maceió, na próxima quinta-feira e domingo, não vão mais ocorrer



CBF acata liminares que recolocam Rio Branco na Série C

Agora, jogos do CRB em Maceió, na próxima quinta-feira e domingo, não vão mais ocorrer

Gazetaweb, com informações da Rádiogazetaweb

enviar por e-mailimprimirTexto:A-A+O presidente da Federação Alagoana de Futebol, Gustavo Feijó, foi comunicado, na tarde desta segunda-feira, do cancelamento dos jogos que o CRB iria fazer esta semana pelo Campeonato Brasileiro da Série C - o primeiro quinta-feira, contra o Luverdense, e o segundo domingo, diante do América, ambos em Maceió.

É que também nesta segunda-feira o Departamento Jurídico da CBF recebeu as duas liminares recolocando o Rio Branco na competição - uma procedente do Acre e outra do Rio de Janeiro. O assunto agora será encaminhado para a Fifa.

E enquanto não sai o desfecho final, agora sequenciando a segunda etapa da Série C vamos ter Rio Branco x América no próximo domingo.

Alheio a isso, a direção do CRB já havia anunciado a vendagem antecipada de ingressos, prevendo um público de 15 mil pessoas para a próxima quinta-feira - o que não vai mais ocorrer. Sobre o elenco regatiano, de volta a Maceió nesta quinta-feira, os jogadores só voltam aos treinos nesta terça. O CRB lidera o grupo E, com 8 pontos.

Sustentando que a penalidade imposta pelo STJD viola o artigo 5ª, XXXV, e artigo 217, ambos da Constituição Federal, na sexta-feira passada a Procuradoria Geral do Estado do Acre concedeu liminar ao Rio Branco, recolocando-o na Série C.

Agora, em princípio, o Luverdense volta a sair da disputa.

Fonte:http://gazetaweb.globo.com/v2/esportes/texto_completo.php?c=41472

sábado, 15 de outubro de 2011

Rio Branco deve ser mantido na série C após ganhar liminar

Procuradoria Geral do Estado recorreu da decisão que excluía time acreano do campeonato




A Procuradoria Geral do Estado (PGE) garantiu, por meio de liminar, que o Rio Branco Futebol Clube permaneça disputando jogos pela série C do Campeonato Brasileiro.

O anuncio foi feito pelos procuradores do Estado, Rodrigo Neves e Mayko Maia acompanhados pelo secretário adjunto de Esporte, Mauro de Deus, durante entrevista coletiva na manhã de sábado, 15, no Arena da Floresta.

“Essa é uma vitória de quem não estava aceitando uma injustiça. O Poder Judiciário foi sensível e a doutora Thaís Khalil entendeu os argumentos da defesa e entendeu a incoerência das decisões da Confederação Brasileira de Futebol [CBF] em aceitar a ação que garantiu o estádio Arena da Floresta nas partidas, mas ao mesmo tempo excluíu o Rio Branco da série C”, afirmou.

O procurador-geral, Rodrigo Neves, explicou que ao reconhecer essa incoerência e a legitimidade do Tribunal de Justiça do Acre sobre esse tema, a juíza Thaís Khalil decidiu, liminarmente, manter o Rio Branco na série C até que haja uma decisão final de mérito.

De acordo com Rodrigo Neves, o Estado do Acre tem legitimidade para ingressar com ação contra a decisão de exclusão do time acreano por ser patrocinador do Rio Branco e ter os direitos de transmissão dos jogos na série C e D, além de ser um fomentador de ações de valorização do esporte, cultura e lazer.

“O assunto daquela primeira ação que tratava do estádio Arena da Floresta era administrativa e com efeitos econômicos. Não tinha natureza nem desportiva, nem disciplinar e por isso, não precisava ingressar na justiça desportiva. Em razão disto, o Estado do Acre ingressou com uma ação na Vara de Fazenda Pública. Com a Justiça reconhecendo isso a exclusão do Rio Branco da série C é reconhecidamente irregular”, detalhou Neves.

Os procuradores Mayko Maia e Rodrigo Neves ressaltam que a primeira ação foi impetrada no Acre e por isso, qualquer outro recurso deverá ser impetrado na justiça acreana. A justiça do Estado do Rio de Janeiro não terá jurisprudência para julgar este caso.

“A carta precatória onde consta a decisão foi enviada neste sábado para a justiça do Rio de Janeiro e acreditamos que ainda hoje [sábado] a CBF deverá ser notificada”, afirmou o procurador Rodrigo Neves.

A CBF pode recorrer, porém os procuradores avisam que enquanto não tiver uma decisão contrária a que foi conquistada pela PGE a CBF é obrigada a manter os jogos do Rio Branco. Caso não cumpra, poderá pagar multa de R$ 10 mil.

“Com a liminar conquistada o Rio Branco Futebol Clube esta mantido na série C e deve participar dos próximos três jogos do campeonato”, assegura Neves.

Na quarta-feira, 19, o Rio Branco deverá voltar a disputar jogos pela série C do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17131&Itemid=26

Polêmica! Justiça do Acre caça liminar do STJD e exige Rio Branco na Série C

Tal decisão também volta a mudar um rebaixamento na Série C. Quem cai é o Araguaina.


Rio de Janeiro, RJ, 15 (AFI) – Uma verdadeira novela que parece não ter fim. Dois dias após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidir pela exclusão do Rio Branco na Série C do Campeonato Brasileiro, a Justiça do Acre foi atrás e caçou a liminar, exigindo assim que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recoloque o clube no lugar do Luverdense no Grupo E.

Os acreanos alegam que tal decisão do STJD viola artigos presentes na Constituição Federal, já o resultado final não é de exclusividade da Justiça Desportiva. Além disso, Rio Branco alega que quem entrou na Justiça Comum ainda na primeira fase para que o mesmo atuasse na Arena da Floresta foi a Federação local, e não o próprio clube, como vem sendo discutido.

Agora, o pedido da Justiça Acreana para que o Rio Branco seja colocado na Série C novamente já foi enviado à CBF, que urgentemente deverá reformular a tabela, está que sofreu alterações na última sexta com a entrada do Luverdense. Em caso de descumprimento da ordem, a entidade máxima do futebol brasileiro terá que pagar uma multa diária.

Tal decisão também volta a mudar um rebaixamento na competição. No lugar do Rio Branco, que excluído havia sido “devolvido” à Série D, agora quem cai é o Araguaína. Fato é que os cartolas acreanos estão se aproveitando na força política nos bastidores para fazer do Brasileiro um verdadeiro “circo”. O Luverdense, lutando por seus direitos, promete não deixar barato e já afirmou que acredita na Justiça e nas leis brasileiras.

Enquanto a CBF não toma uma posição sobre esta “bomba” em pleno sábado, a Série C acontece com dois jogos durante o final de semana. Enquanto o Paysandu recebe no Mangueirão o CRB, o Ipatinga encara em casa a Chapecoense. Na segunda, Brasiliense e Joinville completam a rodada em Brasília.

Fonte: http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/brasileiro-serie_c-2011/197964+Polemica_Justica_do_Acre_caca_liminar_do_STJD_e_exige_Rio_Branco_na_Serie_C

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Perseguição termina em acidente e policial gravemente ferido


Durante uma blitz realizada por policiais militares do 1º Batalhão, o motociclista teria furado o bloqueio da Polícia iniciando uma perseguição que terminou com a colisão da moto pilotada pelo soldado S. Santos do grupamento Águia do 1° Batalhão contra uma caminhonete que cruzava o semáforo do cruzamento da Avenida Ceará com rua Pernambuco no centro da cidade.

Com o impacto do choque o policial caiu no chão batendo a cabeça contra o asfalto ficando gravemente ferido. Uma equipe de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU socorreu a vítima que foi encaminhada ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado grave.

De acordo com informações do condutor do veículo Fábio Lima de Albuquerque, 56 anos, o semáforo estava aberto para ele e quando cruzou a o policial avançou colidindo na lateral da caminhonete não dando tempo para o motorista tentar desviar.

A Polícia de Trânsito realizou o teste do bafômetro no motorista cujo resultado foi negativo para o consumo de bebida alcoólica.












Fonte: http://ecosdanoticia.com.br/index.php/acre-policia/14644-perseguicao-termina-em-acidente-e-policial-gravemente-ferido.html

CBF readmite Luverdense na Série C e 1ª partida é marcada

Luverdense voltou à competição após decisão do Pleno do STJD, que eliminou o Rio Branco do torneio. Luverdense vai enfrentar CRB (AL)

O Luverdense volta para a disputa do Campeonato Brasileiro da série C. A informação é do presidente do Verdão do Norte, Helmute Lawisch. O anúncio aconteceu após a decisão do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta quinta-feira, que eliminou o Rio Branco (AC) da disputa do torneio nacional.

Segundo Helmute, o próximo jogo pela série C já está marcado e o time enfrentará o CRB (AL) na casa do adversário, na próxima quarta-feira, dia 19. As demais partidas do Luverdense devem ser remarcadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Entenda o caso

Com 16 pontos conquistados na primeira fase, o Rio Branco já estava classificado para a segunda fase por ter o primeiro lugar do grupo quando foi punido pelo STJD por ter recorrido à Justiça comum contra a interdição do estádio Arena da Floresta, em Rio Branco (AC). O certo seria recorrer à Justiça Desportiva.
Em conjunto com a Federação do Acre, o clube contestou a decisão do Ministério Público do Acre de proibir jogos no estádio. Com a eliminação do time acreano por esta irregularidade jurídica, o Luverdense, terceiro colocado do grupo, havia sido beneficiado com a vaga na segunda fase da competição.

No entanto, em um outra decisão proferida no dia 21 de setembro, o STJD excluiu o Luverdense e devolveu vaga na série C para o Rio Branco. O Luverdense, que já se preparava para voltar a campo pela segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, foi eliminado da competição. Por fim, nesta quinta-feira, o clube acreano foi excluído novamente da competição por cinco votos a um e o Luverdense pode voltar à competição.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/mt/noticia/2011/10/cbf-readmite-luverdense-na-serie-c-e-1-partida-e-marcada.html

STJD decide excluir Rio Branco-AC da Série C

A decisão não cabe recurso, já que o julgamento no Pleno do STJD é a última instância
Nesta quinta-feira (13), em julgamento no Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), no Rio de Janeiro, foi mantida a decisão em primeira instância que exclui o Rio Branco-AC da Série C do Campeonato Brasileiro - a terceira divisão nacional. Por maioria dos votos, os auditores mantiveram a decisão, que tira o time acreano da segunda fase e ainda o rebaixada para a Série D, em 2012. A decisão não cabe recurso, já que o julgamento no Pleno do STJD é a última instância esportiva a que um clube pode recorrer.

A única parte do recurso aceita foi a absolvição da multa, no valor de R$ 13.385,37. O Rio Branco foi condenado por infração ao Artigo 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva ). O clube foi punido por ter recorrido à Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias das esferas esportivas. A Fifa é taxativa nesta questão e defende que o clube que aja dessa maneira deve ser punido.

Mesmo com a decisão em prol à exclusão do time acreano, ele se manteve atuante na segunda fase da Série C após conseguir um efeito suspensivo. Em três jogos, empatou um e perdeu dois jogos. Agora, o STJD enviará à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um ofício com a decisão. Após isso, a entidade definirá o que deve acontecer na competição.

Como terceiros interessados estiveram o Luverdense-MT, que foi representado pelo advogado Werner Becker, e ainda o Araguaína-TO, que foi representado pelo advogado Osvaldo Sestário. O primeiro clube tenta herdar a vaga do Rio Branco na segunda fase, enquanto que o time tocantinense tenta evitar a sua queda à Série D. O representante acreano foi defendido pelo advogado Armando Melo, que não conseguiu convencer o STJD de uma decisão diferente à primeira instância.



STJD julga e Rio Branco é excluído da Série C

O Rio Branco está eliminado da Série C do Campeonato Brasileiro. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta quinta-feira o recurso que mantinha a equipe disputando a competição e decidiu excluir e rebaixar o clube para a Série D por ter acionado a justiça comum.

A equipe do Acre havia sido impedida de jogar no seu estádio, Arena da Floresta, pela Promotoria de Justiça da Defesa do Consumidor do estado, por infringir o Estatuto do Torcedor ao não oferecer condições adequadas. Insatisfeito, o clube recorreu à justiça comum e conseguiu uma liminar para continuar na disputa.

Agora, o STJD decidiu enquadrar a equipe novamente no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê punição para quem recorrer ao Poder Judiciário, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva.

Contudo, o tribunal decidiu absolver o Rio Branco da multa de R$ 13.385,37, referente ao artigo 191, que prevê punição a quem deixar de cumprir qualquer ato normativo ou administrativo de entidades do desporto ao qual estiver vinculado.

Com a exclusão, a CBF terá que decidir qual será o rumo da Série C, pois o Rio Branco já havia iniciado a disputa da segundo fase, tendo disputado três jogos. Resta saber se o Luverdense vai herdar a vaga ou a competição seguirá com um time a menos.

Fontes: http://esportes.r7.com/futebol/noticias/stjd-decide-excluir-rio-branco-ac-da-serie-c-20111013.html

http://oglobo.globo.com/esportes/brasileiro2011/mat/2011/10/13/stjd-julga-rio-branco-excluido-da-serie-c-925573425.asp